ADM_Post_Acessibilidade_em_Eventos_blog

Acessibilidade em eventos: entenda com o que você precisa se preocupar

Todo evento precisa ser acessível. É de extrema importância pensar em como a pessoa com alguma deficiência terá uma experiência positiva em todo seu evento, do começo ao fim, podendo fazer parte de todo o conteúdo e sentindo-se confortável em estar presente.

Quando falamos de acessibilidade, as soluções mais usadas nos vem a mente. A marcação no chão para que o deficiente visual consiga se locomover por toda a estrutura do evento sem qualquer dificuldade, rampas e elevadores para aqueles que utilizam cadeira de rodas, um tradutor no telão que transmite as mensagens em libras para os deficientes auditivos. Envolve tudo e isso e muito mais.

Nesse post vamos abordar essas e outras coisas que você precisa se preocupar quando quiser pensar em um evento acessível para os mais comuns tipos de deficiência.

É possível fazer adaptações no local?

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita ao pensar em um evento acessível. Não adianta você possuir várias ideias de implementação no papel se a estrutura do local não permite mudanças. No momento que estiver procurando, essas considerações são importantes. Mas se preferir, alugue locais já estruturados, com rampas, marcações no chão, cadeiras para obesos, cadeiras com espaço para cadeirantes.

É possível fazer inscrição online?

Hoje em dia a maioria dos eventos já utilizam da internet para facilitar as inscrições, mas vale reforçar a relevância que isso tem para aqueles que não conseguem ir até o local somente para comprar o ingresso pois possuem mobilidade reduzida, por exemplo.

A divulgação atende a todos os públicos?

Quando estiver fazendo seu planejamento, precisa se fazer essa pergunta. Procure divulgar em vários meios e plataformas. Meios digitais, audiovisuais, gráficos e áudios são excelentes maneiras de atingir todos os públicos.

Se você começar dessa maneira, estará no caminho certo e quando as pessoas virem que o evento se preocupou em “falar” com elas também, saberão que o evento em si também terá estrutura para recebê-las.

Possui credenciamento com fila preferencial?

É preciso dar prioridade para pessoas com deficiência no setor de credenciamento dos participantes. Muitos precisam sentar rapidamente e ficar em pé na fila por muito tempo pode ser um fator influenciador para desistência, ou mesmo uma experiência ruim logo no início.

A sinalização está adequada?

Placas com letras legíveis, cores chamativas e lugares fazem uma grande diferença para quem tem uma deficiência visual. Há vários eventos em que a sinalização é mal feita, isto é, está em local escondido ou não é iluminada adequadamente. No escuro a visualização fica ainda mais complicada, portanto, a placa deve ser pensada para isso.

Você sabia que ao proporcionar mais acessibilidade, você investe na diversidade?

Pois é. Você estará incluindo os nichos menores e não vai fazer a diferença somente dentro do seu segmento como vai trazer também para seus clientes e participantes que você se realmente se preocupa com a experiência positiva que o evento pode proporcionar para cada um ali presente.

Dê o exemplo no seu segmento, se ainda ninguém pensou em um evento desse porte, você pode ser o primeiro! Todo mundo tem que começar de algum lugar, e infelizmente alguns esperam alguém fazer primeiro, então tome a iniciativa!

E aí, curtiu o post? Fique ligado em nossas redes sociais para mais posts como esse!

Comments are closed.